Saltar ligações
Publicado em: Blog

Observação de cetáceos nos Açores: qual é a melhor altura?

Antes de mais nada, a verdade é que os Açores são muito procurados para férias de aventura na natureza. Nesse sentido, a observação de cetáceos é das atividades mais procuradas, uma vez que este é dos melhores destinos para o fazer. Portanto, para quem gosta de observar baleias e golfinhos, os Açores são o paraíso. Então, aqui vai ficar a conhecer os tipos de cetáceos que passam pelos Açores e a melhor altura para os avistar!

 

Que tipo de cetáceos podem ser avistados nos Açores?

Desde já, todos os anos são 28 as espécies de cetáceos que viajam pelas águas dos Açores. De facto, este ecossistema é tão excecional que passa por aqui um terço das baleias existentes em todo o mundo! Então, as espécies de cetáceos mais comuns na região, com avistamentos regulares, são:

  • Baleias-sardinheiras;
  • Baleias-anãs;
  • Baleias de Bryde;
  • Várias espécies de baleias-de-bico;
  • Orcas;
  • Baleias-piloto;
  • Roazes;
  • Moleiros;
  • Golfinhos comuns, riscados e pintados.

 

Qual é a melhor altura para observar cetáceos nos Açores?

Se está a pensar em viajar para os Açores para observar cetáceos, a melhor altura depende das espécies que quer ver e dos seus gostos pessoais. A verdade é que é possível observar cetáceos durante todo o ano, ainda que em algumas alturas seja mais frequente.

Portanto, é na primavera que se avistam mais frequentemente os maiores animais do planeta, ou seja, as baleias-azuis, baleias-comuns e outras baleias-de-bossa. Além disso, os cachalotes também se podem observar nesta região ao longo de todo o ano, ainda que seja mais frequente no verão.

Ademais, para os entusiastas de golfinhos pintados, o outono é uma boa altura para avistamentos. Enquanto a temperatura da água do mar continua quente, estes animais permanecem nesta região e só partem quando a temperatura baixa.

Já no inverno, apesar de ser possível avistar algumas espécies de cetáceos, a observação depende das condições meteorológicas.

 

Em conclusão, os avistamentos de baleias e golfinhos são possíveis durante todo o ano, com mais frequência na primavera e no verão. Contudo, durante a época alta há mais movimento de pessoas, algo que nem todos apreciam, preferindo um ambiente mais privado. Independentemente disso, esclareça as suas dúvidas com a Pro Island Tour e reserve a sua experiência na ilha Terceira! Não se vai arrepender.