A ilha Terceira é, de facto, um destino deslumbrante, sobretudo devido à sua biodiversidade. Além da beleza das suas paisagens naturais, esta ilha detém ainda um património único e surpreendente. Seja pelas cores do casario, pelos jardins paisagísticos, pelas fortalezas ou pela vista para o Atlântico, este é um destino que não pode perder. Conheça aqui o top 5 miradouros na ilha Terceira.
1. Miradouro da Serra do Cume
Em primeiro lugar, este miradouro oferece uma vista para uma grande planície no interior da ilha, mostrando terrenos separados uns dos outros. Nesse sentido, muitos apelidam este miradouro de “manta de retalhos”. Além de a vista ser fascinante e oportuna para fotografias incríveis, saiba que este lugar já foi um ponto de controlo militar durante a II Guerra Mundial!
2. Miradouro Cruz do Canário
Em segundo lugar, o Miradouro Cruz do Canário é outro lugar que merece uma visita. Para além de poder avistar as águas cristalinas do Atlântico, neste lugar vai ainda avistar os Ilhéus das Cabras. Caso não saiba o que são, tratam-se de duas ilhotas vulcânicas onde algumas espécies de aves nidificam, como o cagarro.
3. Miradouro do Alto da Memória
De seguida, este miradouro permite uma vista panorâmica sobre o centro histórico de Angra do Heroísmo. Assim, o Miradouro do Alto da Memória situa-se no topo do Jardim Duque da Terceira, onde se pode encontrar o Obelisco da Memória. Em poucas palavras, trata-se de um monumento construído em homenagem ao Rei D. Pedro IV aquando da sua visita à Terceira.
4. Miradouro Pico do Facho
Além de visitar os três miradouros referidos, deve ainda arranjar tempo para o Pico do Facho. Antes de mais, o seu nome tem a ver com, neste lugar, ter sido mantida uma fogueira durante muitos anos, na função de farol. Esta fogueira servia para avisar a navegação e ficava acesa todas as noites. Atualmente é um ótimo ponto de contemplação e permite também vislumbrar o referido Ilhéu das Cabras.
5. Miradouro Ponta do Queimado
Por último, o Miradouro Ponta do Queimado é o lugar mais ocidental da ilha Terceira. Em poucas palavras, este promontório nasceu de uma erupção do vulcão da Serra de Santa Bárbara em 1761. Com o passar dos anos, a paisagem vulcânica foi conquistada pela vegetação e, atualmente, a vista é fascinante.
Qual dos miradouros vai visitar? Todos? Se deseja visitar a ilha Terceira com a companhia de um guia, nomeadamente dentro de um jipe, conheça as atividades da Pro Island Tour! Damos a conhecer a ilha Terceira a partir de várias perspetivas, com qualidade e segurança.